19/12/2012

COMO SE FAZ EM (Um esboço de uma foto neutra)


Inicialmente quero lhes dizer que dedico essa postagem apenas como dica para criar o esboço de um desenho, seja para uma foto ou outro tipo de desenho.




A escolha da foto é muito importante, primeiro lugar deve-se escolher uma foto que tenha uma proporção de luz, é interessante que a foto tenha sido tirada onde podemos identificar que a luz vem de algum lugar. Assim conseguimos identificar as sombras dando mais vida ao desenho.
O fato é que tenho de fazer um desenho e a foto que vou fazer não tem luz vindo de nenhum lugar, é uma foto neutra sem muitas tonalidades de sombra e luz, assim aconselho colocar no fotoshop e escurecer e clarear pelo ''contraste''. Vou dar um exemplo de como ela é e como vou deixar para começar o desenho.



Abaixo, temos a foto e sua tonalidade ideal para fazer o desenho, desenhar um foto preto e branco é mais facil se quer um desenho preto e branco.


Inicialmente deverá fazer um circulo sobre a cabeça da foto (foto acimacom riscos vermelho), deve estar atento pois o circulo somente seria o imaginário do cranio, pegando do nariz a parte superior da cabeça.
Deverá se traçar um risco dividindo o meio do rosto e outro dividindo a boca como na foto.
Esses traços é o que chamo de esqueleto, e a coisa mais importante ao transpassar o desenho e os traços que criou, pois uma vez que desenhá-los a distancia e posições estando no local certo o seu desenho ficará parecido com a foto.
As linhas verdes (foto acima) são para continuar a perceber o quão o esqueleto do desenho prossegue, assim tudo deve ser marcado e as linhas deverão ser passadas para o papel, as posições estando certas no devido local que aparece na foto, cada vez mais a semelhança da foto aparecerá no desenho.



Ao fazer o seu esboço, como todo esboço, todo traço feito e bem leve onde não marque o desenho e possa apagar os riscos desnecessários depois.

Noesboço acima o numero 1- Eu sinalizei o olho para mostrar o posicionamento dele, perceba que não precisei desenha-lo ainda, apenas minha intenção é simular o local que ele provavelmente fica no foto.

No esboço acima o numero 2- Identifiquei que as bochechas no desenho não está tão arredondada como mostra na foto. Antes de terminar o desenho é necessário arrumá-las, pois ele ainda é apenas o esboço e tudo pode ser alterado.
No esboço acima o numero 3- Ao copiar um desenho percebo que muitos dos problemas é identificar o local certo de cada coisa nele, e mais uma vez com o esqueleto colorido criado sobre a foto percebesse que podemos encontrar o local delas, no caso do nariz encontrei um posicionamento incorreto do risco vermelho vertical, assim poderá tanto arrumar o risco no esboço e o posicionamento deles. A principal coisa que não deve esquecer, é que não cobre a perfeição e saiba que acabará encontrando sua própria maneira de desenhar seus desenhos. Nesse momento a coisa que deve fazer é somente prestar atenção. Preste atenção em seu esboço, confira cada detalhe contido nele, as horas vão passar e saiba que quanto mais tempo perder nele, mais ficará parecido.

No esboço acima o numero 4- Quero que repare nesses ricos da cor roxa na foto e no desenho, confira a distancia visualmente de onde ele inicia no circulo e onde ele para na covinha do rosto. Eu acredito que o posicionamento da covinha está correto no devido lugar que deveria estar. Correto que não precisará ficar riscando sua foto de cima em baixo parasaber o posicionamento das coisas, mas carregue com você esses riscos na sua imaginação, como se enxergasse uma régua invisivel.



Perceba que agora fiz um novo esqueleto para dedicar aos olhos e boca. Sendo assim as linhas vermelhas são para perceber como algumas coisas em nosso rosto são circulares e as verdes para
encontrar até onde você deve parar de riscar. Por exemplo.
1-perceba que a boca fica na mesma linha dos olhos como demonstrei com o risco verde do olho a boca, ou seja, a boca fica na mesmo posição dos olhos, não necessariamente todas as pessoas são assim mas nessa foto está.

2-Mais um exemplo legal, quer saber até onde desenhar a estrelinha do brinco ao seu lado direito na foto, um pouquinho acima do queixo da modelo, como mostra no risco verde traçado no queixo.

O sombreamente do desenho mostrarei em outro desenho, aguarde.




Fiz surpresa para dar o desenho a ela, nom trabalho ela foi almoçar e deixei na sua mesa, quando voltou ficou meio sem jeito  ^ ^.









Um comentário: